Visualizar

FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 15 de junho de 2009

TV CABO M O S S O R Ó

Depois de passar por três leilões e muitas negociações junto a ANATEL, para receber o direito de concessão, o Doutor Milton Marques de Medeiros (Upanema-RN, 09/07/1949), trouxe para Mossoró, a primeira tv por assinatura na modalidade TV a Cabo. Foi inaugurada no dia 29 de novembro de 2002.
Com a idéia de proporcionar mais uma opção de lazer nesta cidade, trouxe também investimento, emprego e desenvolvimento no setor de telecomunicações.
No dia 20 de 200 tive a oportunidade de prestar uma pequena entrevista a jornalista Lúcia Rocha, para o programa MOSSORÓ DE TODOS OS TEMPOS, apresentado por Milton Marques, que entrevistou o prefeito do município de Rodolfo Fernandes-RN, senhor FRANCISCO GERMANO FILHO - o conhecedíssimo 'CHIQUINHO GERMANO". prefeito em cinco legislaturas

QUEM É MILTON MARQUES

Milton Marques de Medeiros, natural de Upanema-RN, nascido a 09 de julho de 1949, filho de Francisco Marques de Medeiros e Luiza Freire de Medeiros. É casado com Zilene Conceição Cabral de Medeiros. Formou-se em medicina pela UFPB, toa especialização de psiquiatria pela Universidade de São Paulo. Exerce atualmente as funções de diretor da Casa de Saúde São Camilo de Léllis, em Mossoró, diretor superintendente da Radio Princesa do Vale, Assu (inaugurada em 16/10/1981), diretor e superintendente da TCM-Televisão a Cabo Mossoró (inaugurada em 29/11/2002), diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) - Faculdade de Medicina de Mossoró, nomeado em 26/10/2004 e Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), eleito em 16 de marco de 2005 e reeleito para seu segundo mandato, no período de 09 de setembro de 2009 a 09 de setembro de 2013.
Dona Zilene Cabral, esposa do Dr. Milton Marques

QUEM É LÚCIA ROCHA
Lúcia de Fátima Cabral Rocha, natural de Mossoró-RN, nascida a 26/10/1959, filha de Pielson Dantas Rocha (São João do Rio do Peixe-PB, 8/4/1921 – Mossoró, 23/7/1992). Filho de Manoel Dantas Ferreira Rocha e Isaura Ireneo Pinheiro Dantas; e de Inalda Cabral Rocha (Pau dos Ferros-RN, 25/1/1925), fillha de Pedro Alves Cabral e Antonia Néri Cabral. Jornalista, escritora, cientista social, incansável observadora da vida e das pessoas profissionais que avançam o país.
Em Mossoró, trabalhou como repórter de jornal o Mossoroense, Gazeta do 0este e TV CABO Mossoró (TCM) e na capital no jornal Dois Pontos, TV Cabugi e Tv Ponta Negra. Produziu, dirigiu e assessorou jornais e programas de entretenimento no SBT e na Tv Record, além de bandas de músicas, empresários, parlamentares, palestrantes e políticos, dentre os quais podemos citar o fenômeno de vendas, o escritor e médico dr. Lair Ribeiro.
Como escritora já lançou mais de dez livros em São Paulo e em setembro de 2004 recebeu, sob Decreto Legislativo nº 814/04 da Câmara Municipal de Mossoró, medalha Mérito Jornalístico Lauro da Escóssia.
Em 3/6/2005 fez o lançamento do seu livro ‘CATADORA DE SONHOS’ – A História Secreta da maranhense Maria Eulina Reis da Silva. Atualmente, em Mossoró, Lúcia Rocha mantém a 0ficina de Jornalismo Raibrito dirigida a estudantes profissionais da área de comunicação, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

TV MOSSORÓ, Canal 7


A TV Mossoró Canal 7, a primeira TV aberta do interior do RN, atingindo potencialmente mais de 300 mil pessoas na zona urbana e rural de Mossoró, além de Areia Branca e Tibau, entrou no ar, em fase experimental, às 18h45 do dia 13 de junho de 2004, afiliada a TV Gênesis, inicialmente com sede na Rua Zélia Rodrigues Bezerra, que dá acesso ao Campus Universitário Central da UERN, no bairro Costa e Silva, e posteriormente, na Avenida Rio Branco, Centro, próximo ao Fórum Municipal de Mossoró . Oficialmente e com programação local, às 19 horas do dia 26 de agosto de 2005, uma sexta-feira. Depois da grande reforma em seus estúdios e atualização de seus equipamentos (novas câmeras, nova iluminação, novos equipamentos de áudio e vídeo e link para transmissões ao vivo) alcançou-se expressiva melhoria na imagem transmitida aos lares mossoroenses. E as novidades não param por aí. Uma nova antena de transmissão foi fabricada sob encomenda para o canal 7, ampliando o alcance do sinal da TV Mossoró

segunda-feira, 8 de junho de 2009

CRONOLOGIA TV BRASIL/MUNDO

CRONOLOGIA DA TELEVISÃO NO BRASIL E NO MUNDO

· 1817: O químico sueco Jakob Berzelius, descobriu casualmente o selênio, elemento químico brilhante e luminoso. O feito marcou como o primeiro passo para a transmissão de imagens. Anos mais tarde, o inglês Willoughby Smith foi mais longe e descobriu que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica, possibilitando a transmição de imagens por meio de corrente elétrica.

· 1842: Alexander Bain, transmitiu uma imagem telegráfica sem movimento.

· 1873: Na Irlanda, o operador de telégrafo Joseph May, descobriu o efeito fotoelétrico.

· 1875: Em Boston / EUA, George Carey propôs um sistema que era baseado na exploração de cada ponto da imagem simultaneamente.

· 1880: O francês Maurice Le Blanc descobriu que imagens sucessivas apresentadas em velocidade davam a impressão de movimento.

· 1884: O alemão Paul Gottlieb Nipkow captou imagens divididas em pequenos pontos e reagrupou-as depois, utilizando um dispositivo desenvolvido por ele para a formação da imagem.

· 1897: Karl Ferdinand Braun, da Universidade de Strasbourg inventou o tubo de raios catódicos.

· 22 de junho de 1923: Vladimir Kosma Zworykin, engenheiro eletrônico russo nacionalizado americano, patenteou o iconoscópio. Usando o aparelho, ele transmitiu imagens numa distância de 45 quilômetros. O iconoscópio era bem parecido com os televisores atuais. O primeiro protótipo foi apresentado numa reunião de engenheiros em Nova Iorque, em 1929 e contruído pela RCA em 1933. Na Inglaterra, lsaac Schoenberg, também russo e amigo de infância de Zworykin, desenvolveu na companhia EMI um tubo de câmera semelhante ao

· 26 de janeiro de 1926: O engenheiro escocês John Logie Baird conseguiu transmitir alguns contornos de imagens em movimento em uma demonstração em Londres para a comunidade científica, assinando depois um contrato com a BBC para transmissões experimentais. Baird já havia realizado, em 1920, transmissões através do sistema mecânico baseado no invento de Paul Nipkow – um disco de ferro com furos eqüidistantes, dispostos em espiral, que ao ser girado dividia a imagem em pequenos pontos e em alta velocidade voltava a formar novamente a imagem.

· 25 de dezembro de 1926: Primeira transmissão de televisão no Japão.

· 7 de setembro de 1927: Foi o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth quem primeiro conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro. Ele é o inventor do tubo dissector de imagens. Farnsworth, aos 14 anos de idade, pensou em construir as imagens por meio de linhas formadas por um ponto percorrendo a tela, observando, na fazenda onde morava, os sulcos paralelos deixados pelo arado ao preparar o solo para o plantio. No dia 7 de setembro de 1927, Farnsworth utilizando o tubo de raios catódicos desenvolvido no final do século XIX, realizou o feito. Farnsworth e Zworykin travaram longa disputa judicial pela paternidade da invenção da TV. Farnsworth ganhou a disputa mas somente depois que a patente havia sido expirada, não recebendo nenhum dinheiro pelo seu invento.

· 18 de setembro de 1927: A Columbia Broadcasting System (CBS), uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos, é fundada.

· 6 de outubro de 1927: The Jazz Singer, estrelado com Al Jolson, estréia na TV.

· 3 de julho de 1928: John Logie Baird, inventor escocês, demonstra um sistema de televisão em cores do mundo.

· 12 de julho de 1928: O primeiro jogo de tênis é televisionado.

· 14 de julho de 1930: O primeiro-ministro britânico Ramsay MacDonald e sua família usam a TV para assistir a primeira drama de televisão britânica, The Man With the Flower in His Mouth.

· 17 de fevereiro de 1931: O programa de televisão do evento esportivo no Japão é beisebol.

· 6 de dezembro de 1931: Henri de France funda a Compagnie Généralede Télévision (CGT).

· 11 de outubro de 1932: O primeiro programa politíco de televisão é realizada na CBS, na Cidade de Nova Iorque.

· 19 de junho de 1934: Federal Communications Commission, o órgão regulador da área de telecomunicações dos Estados Unidos, é criado.

· 5 de novembro de 1934: Primeira emissora da televisão na União Soviética.

· 10 de maio de 1937: A coroação do rei Jorge VI é o primeiro evento transmitido ao vivo na história da televisão.

· 21 de junho de 1937: O campeonato de tênis Wimbledon é televisionado pela BBC pela primeira vez.

· 19 de abril de 1938: O primeiro jogo de futebol entre Inglaterra e Escócia é exibido na BBC.

· 23 de abril de 1938 O final da Copa da Inglaterra é televisionado pela primeira vez.

· 17 de maio de 1939: O primeiro jogo de basebol entre Princeton e Columbia é televisionado em Nova York.

· 1 de junho de 1939: A primeira partida de boxe da categoria peso-pesado entre Max Baer e Lou Nova no Yankee Stadium é televisionada.

· 26 de agosto de 1939: O primeiro jogo de Major League Baseball é televisionado entre Cincinnati Reds e Brooklys Dodgers em Brooklyn, Nova York.

· 30 de setembro de 1939: O primeiro jogo de futebol americano entre os colégios Fordham University e Waynesburg College é televisionado em Randall's Island, Nova York.

· 22 de outubro de 1939: O primeiro jogo da National Football League entre Brooklyn Dodgers e Philadelphia Eagles é televisionado.

· 21 de fevereiro de 1940: O noticiário da televisão da história, NBC News, é fundado.

· 25 de fevereiro de 1940: O primeiro jogo de hóquei sobre gelo entre New York Rangers e Montreal Canadiens é televisionado.

· 28 de fevereiro de 1940: O primeiro jogo de basquete entre Fordham e Universidade de Pittsburgh é televisionado.

· 16 de abril de 1940: A primeira partida do basebol entre Chicago White Sox e Chicago Cubs é televisionada em Nova Iorque.

· 29 de agosto de 1940: Peter Carl Goldmark da CBS anuncia a invenção um sistema de televisão em cores.

· 3 de setembro de 1940: A primeira demonstração da alta definição de TV em cores.

· 1 de julho de 1941: A NBC americana transmite o primeiro comercial da televisão.

· 07 DE SETEMBRO DE 1941: a CBS apresentou o primeiro noticiário da história da televisão. O assunto era o envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

11/11/1941 –Nasceu em Cachueira do Sul, o jornalista Alexandre Eggers Garcia .Alexandre Garcia é formado na PUC/RS, onde depois lecionou. Seu primeiro emprego foi no Banco do Brasil. Foi correspondente no exterior pelo Jornal do Brasile depois subsecretário de imprensa e porta-voz da Presidência da República por 18 meses, no início do governo do general João Figueiredo. Foi demitido depois de posar semi-nu para a revista, "Ele e Ela," deitado em uma cama.

Foi diretor da sucursal de Brasília da extinta Rede Manchete, de onde saiu como protesto pelo que chamou de excesso de nudez nas transmissões da emissora de Adolpho Bloch dos bailes de Carnaval. Logo se tornou diretorde jornalismo da Rede Globo em Brasília. É repórter especial, comentarista e apresentador no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e tem programa semanal na Globonews. Apresenta e coordena o noticiário do meio-dia da TV Globo Brasília. Escreve para duas revistas mensais e mantém coluna semanal em 43 jornais. Tem comentários diários em 80 emissoras de rádio.

Cobriu três guerras e recebeu da Rainha Elisabeth II a Ordem do Império Britânico. Agraciado com 14 condecorações nacionais. Recebeu o Prêmio Volvo de Segurança de Trânsito. Escolhido, pelo voto secreto dos estudantes de Brasília, como Personalidade do Ano de 1996. Em 1997, o poder legislativo outorgou-lhe o título de Cidadão de Brasília. Autor de João Presidente e Nos Bastidores da Notícia, que vendeu mais de 50 mil exemplares e está na 11ª edição.

Atualmente apresenta algumas edições do Jornal Nacional e Globo Repórter, o programa de entrevistas Espaço Aberto na Globo News, e é também editor chefe e apresentador do telejornal DFTV, noticiário local da TV Globo Brasília.

· 13 de outubro de 1947: Estreia o programa infantil de TV Kukla, Fran and Ollie.

· 19 de abril de 1948: A American Broadcasting Company (ABC), uma rede de TV norte-americana, é fundada.

· 31 de janeiro de 1949: O Prêmio Emmy é apresentado na TV de Los Angeles..

· 12 de fevereiro de 1950: A União Europeia de Radiodifusão é fundada.

· 23 de fevereiro de 1950: Primeira notícia da TV sobre eleição geral resulta no Reino Unido.

· 04 de junho de 1950: TV Tupi fazia a primeira transmissão experimental no Brasil. , às 22 horas, em São Paulo, foi ao ar o primeiro programa da televisão brasileira. O Brasil seria, então, o quarto país do mundo a ter televisão. O autor do milagre: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, proprietário dos Diários Associados.

Para financiar seu empreendimento, Chateaubriand conseguira, em 1947, contratos com a seguradora Sul América, a Antarctica, a laminação dos Pignatari e o Moinho Santista. Essas empresas pagaram adiantado um ano de publicidade, fornecendo assim parte dos 16 milhões de cruzeiros pagos à RCA Victor norte-americana pela compra de uma estação de tevê. Chateaubriand importou também 300 televisores que foram vendidos pelas lojas Cássio Muniz.

Em meados de 1950, chegou o equipamento da TV Tupi, canal 3, de São Paulo. No dia 28 de julho foi feito um teste no prédio dos Diários: a primeira imagem desse circuito fechado foi a do frade-cantor José Mojica, ex-ator de Hollywood. O estúdio foi montado no prédio da Cidade do Rádio, sede da Rádio Tupi, no Sumaré. O primeiro programa a ser transmitido chamava-se TV na Taba, e iria ao ar no dia 18 às 21 horas, mas teve o atraso de uma hora devido à falha numa das câmeras.

O apresentador do primeiro programa foi Homero Silva. Apresentaram-se também Lolita Rodrigues, Mazzaropi, Aurélio Campos, Walter Foster e Lima Duarte. Às 23 horas, quando terminou o programa, a equipe da Tupi que o havia ensaiado durante vinte dias, encontrava-se diante de um angustiante problema: o que fazer no dia seguinte? Nada havia sido preparado.

· 31 de agosto de 1950: Primeira emissora da televisão no México.

· 18 de setembro de 1950: TV Tupi é inaugurada em São Paulo. A primeira emissora da televisão no Brasil.

· 15 de outubro de 1951: A CBS foi a primeira a levar ao ar a TV a cores nos Estados Unidos. Foi em 12 de junho de 1951. A seguir foi a vez da NBC, em 1954. As primeiras imagens coloridas da história da TV, no entanto, foram feitas em 1929, por Hebert Eugene Ives, em Nova Iorque. Tinham 50 linhas de definição por fio. Peter Goldmark melhorou a definição, fazendo demonstrações com 343 linhas, em 1940. E em 1949, sistemas experimentais já haviam sido desenvolvidos pela RCA e CBS.

· 3 de abril de 1953: A revista estadunidense TV Guide é publicada pela primeira vez, com 10 edições e uma circulação de 1.562.000.

17/06/1953 – Nasceu em Santa Maria-RS, o jornalista Francisco de Assis Pinheiro

De família mineira nasceu no Rio Grande do Sul e ainda bebê sua família voltou para Minas Gerais. Começou sua carreira no Diário de Minas. Ainda em Minas, passou pelo Jornal do Brasil e pela Globo Minas.

Em São Paulo passou pela Rede Bandeirantes e pela Rede Record. Em 1996, retornou à Rede Globo quando assumiu a apresentação do Bom Dia São Paulo e do Bom Dia Brasil. Em 1998, começou a apresentar o SPTV com a estréia do projeto de jornalismo comunitário.

· 2 de junho de 1953: A coroação da Rainha Elizabeth II é televisionada no Reino Unido.

· 15 de novembro de 1953: A RCTV, uma rede de televisão venezuelana, é fundada por William H. Phelps Jr..

· 13 de junho de 1954 Primeira emissão de televisão na Colômbia.

· 3 de abril de 1956: Elvis Presley aparece no programa The Milton Berle Show.

· 12 de maio de 1955: A WNBT fez a primeira gravação mundial em videoteipe, usando fita magnética de som e imagem

· 30 DE NOVEMBRO de 1956: O VT foi utilizado pela primeira vez pela CBS

· 7 de março de 1957: Rádio e Televisão de Portugal é lançada.

· 18 de novembro de 1957: A Fuji TV, uma rede de televisão japonesa, é fundada.

· 1957: No Brasil, a primeira emissora a adquirir equipamentos de gravação e reprodução foi a TV Rio, canal 13, em 1957

· 09 de julho de 1960: Entra no ar a Rede Excelsior, do empresário MÁRIO WALLACE SIMONSEN é uma extinta em 30 de setembro de 1970rede de televisão brasileira cuja primeira emissora, a TV Excelsior de São Paulo, entrou no ar em 9 de julho de 1960.

· 18 de junho de 1960: Fundação da TV Jornal Recife é a uma, Nasceu com o nome TV Jornal do Commercio, do empresário e político paraíbano F. Pessoa de Queiroz, fazendo parte da Empresa Jornal do Commercio, que já possuía o Jornal do Commercio, o Diário da Noite (depois descontinuado) e a Rádio Jornal do Commercio, em AM e ondas curtas.Desde 1987 é afiliada ao SBT.

· 21 de julho de 1961: A Telefe, a emissora de televisão argentina, é fundada.

1962

· 1962: É realizada nos EUA a primeira transmissão de TV via satélite.

· 24 de novembro de 1963: Jack Ruby mata o suspeito do assassinato de John F. Kennedy, Lee Harvey Oswald ao vivo na televisão.

· 17 de setembro de 1964: Estréia Bewitched, uma série de TV americana.

· 26 de Abril de1965: Rede Globo, a maior emissora de TV da América Latina e a Quarta maior do mundo é fundada no Rio de Janeiro.

· 18 de setembro de 1965. Estréia I Dream of Jeannie uma série de TV americana.

· 8 de setembro de 1966. Estréia Star Trek na NBC.

· 2 de abril de 1967: Speed Racer estréia na Fuji TV, no Japão.

· 10 de novembro de 1969: Estréia o programa infantil norte-americano Sesame Street na National Educational Television.

· 21 de julho de 1961: A Telefe, a emissora de televisão argentina, é fundada.

· 24 de novembro de 1963: Jack Ruby mata o suspeito do assassinato de John F. Kennedy, Lee Harvey Oswald ao vivo na televisão.

· 17 de setembro de 1964: Estréia Bewitched, uma série de TV americana.

· 26 de Abril de1965 . Rede Globo, a maior emissora de TV da América Latina e a Quarta maior do mundo é fundada no Rio de Janeiro.

· 18 de setembro de 1965: Estréia I Dream of Jeannie uma série de TV americana.

· 8 de setembro de 1966: Estréia Star Trek na NBC.

· 2 de abril de 1967: Speed Racer estréia na Fuji TV, no Japão.

· 1967: Foi inventado, na Alemanha, o sistema a cores PAL, que resolvia alguns problemas existentes no sistema norte-americano, e na França foi adotado o sistema SECAM (Séquentielle Couleur à Memóire).

· 15 DE JUNHO DE 1969 – É fundada aTV Cultura, com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. Emissora pública de caráter educativo e cultural,com gerando programas de televisão educativos que são transmitidos para todo o Brasil via satélite e através de suas afiliadas em diversas regiões do Brasil.

É mantida pela Fundação Padre Anchieta, uma fundação sem fins lucrativos que recebe recursos públicos, através do governo do estado de São Paulo, e privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações.

· 15 de março de 1969 – Entra no ar TV Aratu , com sede em Salvador, BA, também conhecida como a emissora do galinho., é a segunda mais antiga emissora da Bahia, tendo sido a primeira a transmitir neste Estado a programação em cores. Opera no canal 4 VHF. Na escolha para o nome da emissora, alguns foram cogitados, e só após quatro meses de inaugurada, foi registrado o nome definitivo. Neste mesmo período foi lançado seu primeiro programa esportivo.

· 10 de novembro de 1969: Estréia o programa infantil norte-americano Sesame Street na National Educational Television.

5 de outubro de 1970: A Public Broadcasting Service (PBS), uma rede de TV norte-americana, é fundada.

.05 de dezembro de 1972: inauguração da TV Universitária, canal 5, com sede em Natal, emissora pertencente a UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a primeira televisão do Estado, porém, não comercial, e sim, pública

16 de outubro de 1974: Entra no ar a TV Acre é uma emissora afiliada à Rede Globo com sede na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre. Foi fundada pelo jornalista Phelippe Daou proprietário da Rede Amazônia de Rádio e Televisão, com sede em Manaus, tornando-se a primeira emissora do estado. A emissora funciona através do canal 4 VHF para a cidade de Rio Branco e conta com repetidoras pelo interior do estado.

· 16 de março de 1980: O primeiro uso de Closed Captionna televisão estadunidense.

· 1 de junho de 1980 = A CNN (sigla de Cable News Network), uma rede de TV norte-americana, é fundada.

· 16 de julho de 1980, apenas dois meses antes de completar 30 anos no ar, a Rede Tupi tem 7 de suas 10 concessões declaradas peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo Federal, a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes do meio-dia de 17 de julhode 1980, três engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) subiram ao décimo andar do edifício-sede da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro do Sumaré, e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará de Fortaleza, e a TV Rádio Clube do Recife.

Um delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes davam proteção aos engenheiros. Era o fim da Tupi. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de sua inauguração.

Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.

Das sete concessões declaradas peremptas, a última que saiu do ar foi a Tupi do Rio. Em 17 de julho, os funcionários da estação iniciaram uma vigília de 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinha deram apoio aos funcionários. Mas nada adiantou. Às 12:36 de 18 de julho, logo após a exibição de um video da missa do Papa João Paulo II realizada no Aterro do Flamengo e a leitura, feita pelo ator e locutor Cévio Cordeiro, de uma mensagem dirigida ao presidente Figueiredo pedindo para que a estação não fosse fechada, o sinal da Tupi do Rio era definitivamente cortado. Durante o video e a mensagem citados, os funcionários puseram na tela os dizeres "Até Breve, Telespectadores Amigos. Rede Tupi". E, ao fim, aparecia o logotipo da TV Tupi. Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".

· 1 de agosto de 1980: MTV, um canal de televisão norte-americana, é fundada.

09 de novembro de 1985 Inauguração da TV Educativa da Bahia, ou simplesmente, TVE Bahia é uma emissora de televisão pública brasileira mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do IRDEB, transmite festas populares, valoriza o baiano e mostra as informações da Bahia nos seus telejornais. Tem como seu diretor o cineasta Pola Ribeiro, tem convênio firmado para transmitir na Bahia a programação da TV Brasil, operando no canal 02 VH, mas retransmitindo também parcialmente a programação da TV Cultura.

· 05 de junho de 1983: Inauguração da TV Manchete , Rio de Janeiro.

· 3 de junho de 1985 Larry King Live estréia na CNN.

· 7 de setembro de 1985: Small Wonder (conhecido como Super Vicky) estréia na ABC.

· 29 de setembro de 1985: Macgyver estréia na ABC.

· 04 de março de 199 6 - A TV Escola é um canal de televisão via satélite por antena parabólica, com o intuito de promover a capacitação e atualização permanente dos professores do Brasil. Criado em setembro de 1995, foi ao ar oficialmente para todo o Brasil em 4 de marçode 1996.Em dezembro de 2003 a TV Escola realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI).

· 15 de outubro de 1986: Criada a Globo News é o canal de notícias 24 horas por dia das Organizações Globo, através das mãos da jornalista Alice Maria, tem com principais noticiários o Em Cima da Hora, Jornal das Dez Estúdio i e o Conta Corrente (Globo News). Também reapresenta programas da Rede Globo, como o Fantástico, o Jornal da Globo e o Globo Repórter. Os programas culturais são Almanaque e Starte. Também possui programas de entrevistas como o Espaço Aberto , Entre Aspas e o Globo News Painel e programas de curiosidades como o Via Brasil e o Pelo Mundo. Ela pode ser vista via Internet, para assinantes da Globo.com.

· 15 de março de 1987, a TV Ponta Negra, de proipriedade do senador CARLOS LBERTO DE SOUZA, entrava no ar, ao vivo, transmitindo a posse do recém eleito governador do Estado, Geraldo Melo. Assim, o povo potiguar ganhava a primeira televisão comercial do Estado, a primeira a veicular programas e propagandas locais, sem depender mais das repetidoras que não mostravam a realidade do Rio Grande do Norte.

· 15 de março de 1987 – O Rio Grande do Norte ganha sua primeira emissora de TV Comercial, a TV Ponta Negra, 07/09/1987 – O Rio Grande do Norte ganha sua segunda emissora de TV comercial, a Cabugi, atual INTER CABUGI, fundada pelo saudoso Aluízio Alves (11/08/1921 – 06/05/2006), que entrou no ar em Natal e ao mesmoi tempo, com sua sucursal na cidade de Mossoró

· 1º de novembro de 1987: Entra no ar a terceira emissora de televisão comercial do Rio Grande do TV, a TV Tropical, em Natal, pertencente ao senador José Agripino Maia, inicialmente, afiliada a rede Manchete, posteriormente, afiliou-se a REDE RECORD.

· 16 de agosto de 1988: Entra noa TV União , retransmitindo o sinal da Rede Bandeirantes pelo canal 13, num momento que fazer televisão num local tão isolado como era o Acre na década de 80 foi um grande desafio.

Mas a TV União nunca temeu desafios e dois anos depois da entrada no ar já tinha sete emissoras instaladas nos principais municípios além da capital, até então a TV Acre tinha o sinal aberto no estado através de várias retransmissoras.

Durante a década de 90, a emissora concorreu com a TV Acre, chegando a ser vice-líder na audiência no estado, porém tinha concorrentes no Rio Branco, as TVs Gazeta (Rede Manchete) e Rio Branco (SBT).

Em 2001, a emissora passa aos poucos substituir a programação da Rede Bandeirantes pela local, especialmente na tarde, noite madrugada e manhã, horários de segunda as sexta feiras. Nos sábados e domingos passa a ocupar maior parte da rede. Os programas locais eram de exclusivamente jovem.

Em 2002, passa ter a programação exclusivamente local, ao deixar Bandeirantes, depois de 14 anos como afiliada. No mesmo ano, a emissora entra no Ministério das Comunicações para novas retransmissoras fora do Acre.

Depois que a TV União deixar Bandeirantes, a emissora muda do canal 13 VHF para canal 19 UHF. Em 2003, adquire do ministério, as retransmissoras e emissoras próprias.

A visão de futuro da TV União, fez com que à emissora buscasse mais e efetivamente participasse dos processos de licitação de canais de Rádio e Televisão, que o Ministério das Comunicações realizava em todo o país.

A TV União ganhou em vários estados e hoje o grupo que conta com emissora independente canal 17 UHF e 21 NET, em Fortaleza, CE, e tem suas emissoras próprias em Brasília no canal 56 UHF e também conta com seus parceiros em outros estados no Brasil para retransmissão em canal aberto.

8 de dezembro de 1989: Inauguração da TV CABO ASSU, na cidade de Assu, no Estado do Rio Grande do Norte, a segunda emissora Cabo no Estado, a primeira foiu a TV CABO CURRAIS NOVOS

· 11 de fevereiro de 1990: Entra no ar a TV Gazeta , afiliada à Rede Record, instalada na cidade do Rio Branco, capital do estado do Acre. A emissora entrou no ar em 2 de fevereiro de 1990 no canal 11 VHF e atualmente possui retransmissoras no interior do Acre, inclusive na cidade boliviana de Cobija (leia-se Cobira), capital do Departamento de Pando, na fronteira do Acre com a Bolívia.

A emissora é um dos mais arrojados projetos de mídia eletrônica da Região Norte do Brasil. Atualmente tem pretensões de alcançar cerca de 90% da população urbana do Acre e parte dos telespectadores do estado de Amazonas e da Bolívia.

· 18 de abril de 1989: Dragonball Z, um desenho animado, estréia na Fuji TV, no Japão.

· 17 de dezembro de 1989: Os Simpsons, um desenho animado dos Estados Unidos, estréia na FOX com um episódio especial do Natal.

· 07 DE SETEMBRO DE 1990: Entra no ar a quarta emissora comercial do Rio Grande do Norte, a TV Potengi, do senador Geraldo Melo, afiliada a Rede Bandeirante

· 20 de outubro de 1990: É fundada a MTV Brasil é a uma rede de televisão dedicada ao público jovem. É a versão local da MTV original americana, dedicada ao entretenimento e à música, e visando atingir um público mais jovem; tem cobertura nacional por parabólica, TV a cabo e em TV aberta em algumas regiões do país, sendo a primeira emissora de TV segmentada no país.

· 1 de janeiro de 1993: O Euronews, um canal de televisão europeu das notícias, é criado.

· 13 de dezembro de 1994: A France 5, um canal de telvisão público francês, é criada.

NOVEMBRO DE 1996 –Criação da TV c Senac São Paulo e no ar desde maio de 1997, o canal se transformou em Rede STV - Rede SescSenac de Televisão em janeiro de 2000.

1997 - como um projeto da Fundação Roberto Marinho. Desde então tem se tornado referência como um projeto de educação e experiência relevante de investimento social privado. O Futura foi criado para levar a toda a população brasileira, em especial às camadas populares, conhecimento que possa ser aplicado ao cotidiano, propondo e gerando transformações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, na vida familiar, escolar e social.

O Canal Futura é responsável pela concepção e supervisão dos programas que exibe. O modelo de produção adotado pelo Canal é de terceirização, contratando produtoras que contribuam criativamente para a realização dos programas.


1º de agosto de 1999, é lançada a RedeTV!, no lugar da Rede Manchete, mas ainda usa a TV!, já que o telejornal Primeira Edição (que substituiu Jornal da Manchete e RedeTV! Clipe Show (que substituiu Clipe Show) permanecem na programação. Pouco tempo depois, Amilcare Dallevo Jr transferiu a sede da emissora para a cidade de Barueri, (na Grande São Paulo). A partir de então o nome Rede Manchete deixa ser mostrado oficialmente, embora a extinção ocorreu no dia 10 de maio.

· 11 de setembro de 2001: O segundo avião dos atentados terroristas contra Torres Gêmeas é visto ao vivo na televisão, por milhões de espectadores.

· 29 DE NOVEMBRO DE 2000: Inauguração da TV Mossoró, canal 7, com sede na cidade de Mossoró, ertencente a Fundação Vint Rosado, a primeira TV comercial de Mossoró.

· 1 de novembro de 2006: A Al Jazeera, uma emissora de TV jornalística do Catar é fundada.

· 11 de setembro de 2001: O segundo avião dos atentados terroristas contra Torres Gêmeas é visto ao vivo na televisão, por milhões de espectadores.
* 1 de novembro de 2006: A Al Jazeera, uma emissora de TV jornalística do Catar, é fundada.
* 27 de maio de 2007: A RCTV é extinta.

02 De dezembro de 2007 – Criada pelo governo federal Aa a TV Brasil é uma rede de televisão pública brasileira pertencente à Empresa Brasil de Comunicação(EBC), uma sociedade de economia mistacriada pelo governo federal brasileiro. O canal estreou sua programação ao meio-dia, mesma data que se iniciaram as transmissões de TV digital no território brasileiro.

· 27 de maio de 2007: A RCTV deixa de ter sinal aberto, mas pouco tempo depois passa a transmitir em sinal fechado com o nome de RCTV Internacional

EQUIPE TERRAS POTIGUARES NEWS

http://img440.imageshack.us/img440/5965/anigif2ui.gif

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON, JULLYETTH E JOTA JÚNIOR - MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Minha lista de blogs